sábado, 22 de setembro de 2012

O valor do pudor!






Talvez venham a zombar da tua atitude reservada, por não te sentires à vontade no meio de conversas estercorosas e de corares logo que ouvires uma palavra imprópria. Meu filho, orgulha-te disso! Orgulha-te de poderes corar!
O pudor em nós não é "criancice", "ingenuidade", "hipocrisia" - como eles dizem, - senão um ato de valor incalculável, uma arma recebida da natureza, que defende, quase sem que o percebamos, a parte mais nobre da nossa pessoa contra os maus pensamentos. Para o jovem o pudor, que defende quase instintivamente contra a impureza a sua alma delicada, é precioso tesouro.
É um poderoso dique contra as ondas da imoralidade, que todos os lados rebentam contra a nossa alma... Lembra-te desta bela máxima de Santo Agostinho:
"Não odeies os homens por causa dos seus erros e das suas faltas, mas não estimes as faltas e os erros por amor dos homens".
É covarde quem não sabe tolerar, contra as suas convicções, algumas contrariedades. Outrora débeis crianças, sem dizerem palavra e por amor de Cristo, se deixaram despedaçar por animais ferozes. Aos quatorze anos São Vito sorria ao mergulharem-no em azeite fervente - por amor de Cristo; e aos treze anos São Pelágio suportava que durante seis horas lhe arrancassem os membros, um após outro, - também por amor de Cristo.


As zombarias e chalaças de teus companheiros imundos compreendem-se muito bem. A tua presença é molesta aos que se esponjam no esterquilínio. E como olham esses salafrários com tanta raiva para quem não quer deitar-se junto com eles no muladar! A rã, ainda que esteja sentada num tronco, salta sempre para o charco, pois só ali é que se sente à vontade.
Talvez conheças esta velha máxima: Sunt, a quibus vituperari laudari est: há certas censuras que para nós são o maior louvor. E podes crer que, se o asno injuria a rosa, é porque esta não usa ferraduras.
Sempre me admirei muito de que se desse importância ao julgamento dessas almas desviadas. Creio saberes que em Pisa, na Itália, a torre da catedral é inclinada. Ora, se essa torre inclinada pudesse pensar, certamente desprezaria todas as outras torres do mundo: "É admirável que, de todas as torres, seja eu a única em boa posição!"
Não ouviste falar no que aconteceu a uma aldeiazinha oculta na montanha, onde todos os habitantes eram papudos em razão da água e da vida que levavam? Certo dia, alguns turistas passaram por ali. Apresentavam ótima saúde; entretanto, os papudos correram atrás deles, fazendo grande alarido, rindo e chocarreando: "Vede só!... Homens que não têm papo!"
Em todas as lutas fortifica em ti esta santa resolução: Quem não quer perder o seu caráter e a dignidade da sua pessoa, tornando-se escravo dos instintos, não deve entregar-se aos prazeres proibidos. Quem dá importância ao caráter e quer desenvolver harmoniosamente a sua personalidade, cumpre que vele, como se se tratasse de um tesouro, pela sua integridade física e moral, até ao sacramento do matrimônio (e também depois), que Deus instituiu para ele.
"É valente quem vence um leão - escreve Helder, - é valente quem submete o mundo; porém mais valente ainda é aquele que se vence a si próprio".
O teu bigode cresce por si mesmo, as tuas pernas por si mesmas se tornam mais compridas, mas o verdadeiro caráter viril não se desenvolve por si próprio. Assim, também, deves lutar e arrancar todos os dias um pedaço à tua fraqueza inata, mediante séria abnegação e trabalho verdadeiramente consciente.
(O brilho da mocidade, por Dom Tihamér Tóth)
PS: Grifos meus.
Fonte:   A Grande Guerra
Créditos ao blog Modéstia Masculina (Modéstia São José)

2 comentários:

  1. Olá, Salve Maria! Parabéns pelo blog, o conteúdo é excelente. Nosso blog tem algumas postagens que talvez possa interessar a você, caso queira divulgar, fique a vontade, são os links abaixo:

    As dificuldades do homem para se viver a castidade
    http://materdei1.blogspot.com.br/2012/09/as-dificuldades-do-homem-para-se-viver.html

    As tentações do “tempo de espera” pelo namoro
    http://materdei1.blogspot.com.br/2012/07/as-tentacoes-do-tempo-de-espera.html

    Modéstia, pudor e lógica
    http://materdei1.blogspot.com.br/2012/05/o-pudor-preserva-intimidade-da-pessoa.html

    Fique com Deus e que Nossa Senhora e São José sempre guardem vosso apostolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viva Cristo Rei! Salve Maria Imaculada!
      Muito obrigado pelo comentário e pelas sugestões. Vou olhar e provavelmente publicarei alguns, sim.

      Ajude-me a divulgar o blog. E reze por mim, por esse apostolado e pelas pessoas que entrarem em contato com ele, pois esse tipo de trabalho costuma enfurecer o demônio.

      Conto com a tua ajuda e orações.

      Abraço,
      in Corde Jesu et Mariae.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...