sábado, 20 de abril de 2013

Quem provocar a queda de um só destes pequenos...



“Quem provocar a queda de um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem no fundo do mar”. Mt 18, 6

Sem sombra de dúvida atravessamos um dos tempos mais difíceis para a infância e a juventude em toda a história. Nossas crianças e nossos jovens se encontram diante de dois caminhos: o do Senhor e do mundo. Aparentemente o caminho que o mundo apresenta é o melhor: a diversão e o prazer disfarçam a quebra de valores indispensáveis para a vivência de uma vida reta e saudável. A criança cresce jogando jogos violentos, que incitam o ódio e a destruição, escutam músicas com letras que aos poucos corrompem as inocentes mentes e ainda encontram, em muitos lugares, um ensino cada vez menos comprometido com os valores cristãos.

Já a juventude vive aquilo que aprendeu na infância. Os controles de vídeo-game são substituídos por armas que são cada vez mais usadas com incoerência. As músicas com letras ridículas impulsionam a curiosidade por conhecer o álcool, drogas e a promiscuidade. Isso torna-se um ciclo vicioso, vemos crianças agindo como adolescentes, adolescentes querendo os direitos dos adultos sem querer os deveres deles e com isso vemos adultos mau formados, agindo como crianças.

O ensino público - em grande parte - contribui para o afastamento dos jovens da Igreja, pois são contadas mentiras absurdas sobre a Igreja Católica, principalmente nas aulas de História e Ciências, colocando a Igreja como se fosse uma assassina em série e inimiga da razão e das ciências. Além disso nossa educação está sendo moldada por ensinamentos imorais que propagam uma sexualidade completamente desorientada, que abandona a afetividade, a busca pelo amor verdadeiro e colocam a busca pelo prazer como meio de vida.

Assim como a infância do passado é a juventude de hoje, esta última será a terceira idade no futuro, naturalmente. Mudá-la completamente é quase impossível. Então o que devemos fazer? Investir na formação de nossas crianças, orientar depois os jovens e adultos para, novamente, termos a honra de aprender com os idosos, como outrora acontecia, pois este é o caminho do Senhor.

Que São José, que tanto zelou pelo Menino Deus proteja as nossas crianças e jovens. Que Deus nos dê a Sua benção e Sua graça!

João Carlos Resende

Fonte: Mater Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...