quinta-feira, 24 de maio de 2012

Música Sacra: Palestrina - Veni Dilecte mi


Um comentário:

  1. Quem está regendo o coral nessa ocasião é o Cardeal Domenico Bartolucci.

    Nesse vídeo (concerto ao papa) as mulheres estão mais modestas: http://www.youtube.com/watch?v=6KmsML9I2qA

    Disponibilizo uma postagem feita pelo "Fratres in Unum" sobre esse nobre cardeal:

    Bartolucci, 95 anos.

    “A reforma litúrgica dos anos 60 foi realizada por pessoas secas: Repito ‘pessoas secas’. Eu as conheci”.

    Kreuz.net | Tradução: Fratres in Unum.com – No último dia 7, o Cardeal Domenico Bartolucci completou seu 95º aniversário. O cardeal foi ordenado padre em dezembro de 1939 para a Arquidiocese de Florença;

    De 1957 até 1997 ele dirigiu o coro da Capela Sistina, que sempre cantava nas missas pontifícias. Em 1997, o regente nomeado a cargo vitalício foi afastado pelo Papa João Paulo II (+2005). Ele soube disso em razão da nomeação de seu sucessor. Depois, o demitido caiu no esquecimento.

    Ele sobreviveu a João Paulo II.

    Sem dúvida, o então Monsenhor continuou trabalhando como compositor. Suas obras preenchem mais de quarenta volumes. Em 2006, dirigiu uma peça de coral escrita para o Papa Bento XVI na Capela Sistina com o título em latim “Oremus pro Pontifice nostro Benedicto” — Rezemos por nosso Papa Bento.

    O Papa elevou o músico eclesiástico ao cardinalato em novembro de 2010.

    Sentimentalismo e Desejo de Mudança

    O Cardeal nunca celebrou uma Missa nova em sua vida sacerdotal. Ele não tem uma opinião muito boa da suposta reforma litúrgica dos anos 60 do último século.

    Ela teria sido feita por pessoas secas, explicou o cardeal em uma entrevista no verão de 2009: “Repito: secas. Eu as conheci.”

    A reforma litúrgica foi uma “moda”: “Todo mundo fala sobre isso, tudo ‘renovado’, todo mundo queria ser um pequeno papa na busca de sentimentalismo e desejo de mudança”.

    Circo em vez de Liturgia

    O Cardeal Bartolucci também foi um crítico do declínio litúrgico durante o pontificado de João Paulo II. As cerimônias e danças papais com tambores teriam contribuído para o processo de desintegração.

    Certa vez Monsenhor Bartolucci saiu mais cedo de uma dessas missas papais com as palavras: “Vocês podem me buscar quando o circo acabar”.

    O Terceiro Cardeal mais idoso

    O Cardeal Bartolucci encontra-se entre os dignatários mais velhos de 80 anos que foram elevados ao purpurado devido a serviços especiais prestados à Igreja. Atualmente ele é o terceiro cardeal mais idoso da Igreja. Há dois cardeais mais velhos do que ele, o Cardeal Fiorenzo Angelini (95) e o Cardeal Ersilio Tonini (97).


    Fonte: Fratres in Unum
    http://va.mu/V50t

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...